Coaching – Estratégia dos Líderes

Muito se discute a respeito da diferença dos líderes no passado e dos líderes modernos.

As técnicas de liderança que funcionavam antes não são atualmente tão efetivas.

Num passado não muito distante, o líder autocrático era sempre o líder mais eficaz.

Até mesmo na vida familiar esse era o estilo de liderança predominante. Os homens davam as ordens e as esposas e filhos simplesmente obedeciam. Aquele que impunha suas ordens com dureza conseguia excelentes resultados.

Ainda hoje vemos muitos líderes trabalhando dessa forma. Mas o mundo mudou e esses profissionais autocráticos estão cada vez menos eficazes e menos valorizados nas empresas modernas.

Surge então a questão que tem desafiado os novos candidatos a líder. Qual é a estratégia mais poderosa para exercer esse papel? Como fazer para influenciar pessoas em busca de resultados sem utilizar o poder, ordens ou ameaças? Como obter o comprometimento e o coração dos liderados para que esses superem seus limites?

Diversas teorias e técnicas surgiram no mercado. Mas, com certeza, a que mais tem impressionado a todos com seus resultados é a utilização do coaching como ferramenta de liderança.

Coaching - Estratégia dos Líderes

Como, então, o líder pode utilizar essa ferramenta para atingir resultados excepcionais?

A resposta é facilmente encontrada quando se descobre qual é a ferramenta número um do coaching: a pergunta. Parece estranho, mas é exatamente isso.

A grande mudança no paradigma da liderança acontece quando o líder para de dizer aos seus liderados como fazer as coisas e começa a questioná-los.

As perguntas do líder têm impactos profundos nos seus subordinados.

Os questionamentos bem feitos obrigam o liderado a pensar, desenvolvendo com isso sua visão estratégica e criatividade.

Quando a resposta vem fácil e mastigada o liderado não precisa nem pensar. Basta seguir as instruções.

Os resultados são extraordinários e tem mais uma conseqüência, a que considero mais importante de todas: o liderado está aprendendo a pensar, estudar alternativas e tomar decisões.

Neste caso, o líder, já um “líder coach”, pois estará cumprindo seu papel maior, que é o de desenvolver novos líderes.

É uma receita simples. Experimente, assim, liderar através de perguntas e depois analise os resultados.

 

Sobre Sergio Ricardo Rocha

Coach, Palestrante e Consultor, conhecido como Dr Vendas. Especialista em Vendas, Coaching de Vendas, Coaching Executivo, Formação de Canais de Vendas, Desenvolvimento de Pessoas e Equipes de Alto Rendimento.

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